Chamamos de hepatectomia a cirurgia para a retirada de uma parte do fígado com o objetivo de tratar a doença que afetou esse órgão, o procedimento pode ser feito de diferentes formas, conforme a área do fígado atingida pela alteração, lembrando que o órgão tem capacidade de se regenerar e retomar seu tamanho original após a cirurgia.
Entre as principais indicações, estão:
TUMORES
Remoção de células cancerígenas, que se originaram no fígado ou que ocorreram devido à metástase de outros órgãos, como o intestino, por exemplo.
NÓDULOS
Em alguns casos a cirurgia pode ser indicada para a remoção do nódulo, com o objetivo de eliminar esse crescimento celular e garantir o bom funcionamento do órgão.
CIRROSE
Como não há uma forma de remover as ‘cicatrizes’ no tecido do fígado causadas por essa doença, em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária para remover o fígado lesionado.
O quanto de fígado pode ser removido depende de vários fatores, como se o fígado está saudável, se já foi exposto à quimioterapia, se tem obesidade ou cirrose. Quando retiramos até 70% o órgão continua exercendo a sua função e se regenera.
Para agendar a sua consulta entre em contato com a minha equipe:
(41) 30774378 ou (41) 987854221. Para nos chamar via WhatsApp, clique no link: https://bit.ly/3qHM29o
Hospital Nossa Senhora das Graças
DR. EDUARDO RAMOS
CRM 16956 │ RQE 11493