Vantagens da Cirurgia Robótica
O auxílio da tecnologia robótica em cirurgias traz vantagens ao cirurgião e ao paciente, uma vez que aumenta a segurança do procedimento e oferece recuperação cirúrgica precoce, permitindo a realização de cirurgias mais complexas de forma minimamente invasiva.
O robô – comandado por um cirurgião especialista e certificado – pode fazer movimentos que a mão humana não é capaz de realizar, com altíssima precisão. Além disso, oferece uma visão tridimensional (3D) da área operada.
As incisões menores reduzem o risco de infecção cirúrgica e oferecem melhores resultados estéticos. Praticamente todas as cirurgias podem ser realizadas de forma robótica, como por exemplo cirurgias oncológicas, para o tratamento da obesidade, refluxo, hérnias abdominais e endometriose.
Os pacientes se beneficiam de menor dor pós-operatória, menor tempo de internação hospitalar, redução no risco de complicações, melhor resultado estético com cicatriz mais discreta e retorno mais rápido às atividades físicas.
Na comparação com a Laparascopia
A robótica conta com pinças cirúrgicas articuladas e permitem movimentos que a própria mão humana não é capaz de realizar, aumentando a precisão dos movimentos. A visão em 3D facilita os gestos cirúrgicos e o console de comando permite melhor ergonomia e conforto ao cirurgião durante o procedimento.
A cirurgia robótica é um procedimento que só pode ser feito por um profissional capacitado para atuar com essa tecnologia cirúrgica. Existem cursos e certificações específicas e, atualmente, poucos cirurgiões brasileiros possuem essa habilitação.
A certificação ocorre após o cirurgião cumprir uma série de etapas, que envolvem curso teórico, treinamento com simuladores, acompanhamento de cirurgias robóticas como auxiliar e realizar as primeiras cirurgias com o instrutor ou tutor.
Todos os integrantes do Instituto de Cirurgia Robótica do Paraná são devidamente habilitados e possuem experiência com a tecnologia, para oferecer tratamento de excelência ao paciente.