Hérnias Abdominais e Aparelho Digestivo
A alta tecnologia oferecida pela robótica permite que cirurgias de hérnias abdominais consideradas complexas, antes só realizadas por grandes incisões, possam ser feitas de forma minimamente invasiva.
A medida oferece ao paciente benefícios como menor tempo de internamento, recuperação mais rápida e menor dor pós-operatória. Além disso, o risco de complicações é menor. A tecnologia permite que o paciente retorne mais rápido às atividades cotidianas, já que é feita com mínimos cortes, alta precisão e oferece recuperação precoce.
Essas vantagens são possíveis porque o cirurgião comanda o robô que têm pinças que são articuladas, e permitem movimentos que a própria mão humana não é capaz de realizar. A cirurgia robótica amplia as possibilidades de cirurgias menos invasivas já trazidas pela cirurgia videolaparoscópica.
Lembrando que após uma cirurgia de hérnia o paciente não tem restrições de movimentação, deve caminhar pela casa, pode subir escadas e inclusive praticar caminhadas leves com forma de exercício físico. Também não é aplicado nenhum tipo de restrição alimentar, mas lembro que hábitos de vida saudáveis com uma alimentação balanceada auxiliam na cicatrização e são essenciais para uma melhor qualidade de vida.
CIRURGIA DE INTESTINO: As cirurgias de intestino também podem ser feitas com o auxílio da robótica. Além de melhorar a visualização (imagem 3D) e a precisão dos movimentos – auxiliando nas anastomoses (costuras) gastrointestinais, o sistema robótico tem a vantagem de permitir a avaliação da vascularização dos órgãos, o que é essencial para uma melhor cicatrização no pós-operatório.
A medida permite ao paciente alta hospitalar precoce, menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades cotidianas, além de aumentar a segurança da cirurgia.
DR. CHRISTIANO CLAUS
CRM: 19180
RQE 13093 – RQE 172