A hepatectomia é a cirurgia realizada para remover parte do fígado doente ou a sua totalidade, em casos de transplante. Chamamos de hepatectomia total ou parcial.
Ela é indicada principalmente para pacientes com câncer de fígado, tumores, nódulos, cistos ou em casos de cirrose. Em muitos casos é possível realizar a remoção apenas da parte doente do órgão, que com o tempo ele pode se regenerar, desde que o segmento que tenha ficado com o paciente esteja em condições saudáveis.
O quanto de fígado pode ser removido depende de vários fatores, como se o fígado está saudável, se já foi exposto à quimioterapia, se tem obesidade ou cirrose. Quando retiramos até 70% o órgão continua exercendo a sua função e se regenera.
Como este é um procedimento de alta complexidade, a robótica é uma excelente opção para a cirurgia. Para o transplante em si é necessário fazer uma incisão cirúrgica maior. Já a hepatectomia parcial ou de um doador, ou seja, a retirada da metade ou um segmento de fígado, pode ser realizada por via robótica e depois implantado no receptor de forma convencional.
Para agendar a sua consulta entre em contato com a minha equipe:
(41) 30774378 ou (41) 987854221. Para nos chamar via WhatsApp, clique no link: https://bit.ly/3qHM29o
Hospital Nossa Senhora das Graças
DR. EDUARDO RAMOS
CRM 16956 │ RQE 11493