Miomas de útero – são tumores benignos formados por tecido muscular, que atingem principalmente mulheres em idade reprodutiva. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais.
Câncer – diferentes tipos de câncer ginecológico, como o de colo de útero, ovários e de endométrio podem ter indicação de cirurgia para o tratamento.
Endometriose infiltrativa profunda – tipo grave de endometriose com lesões de mais de 5 mm de profundidade e que afeta outros órgãos, como o intestino, por exemplo. Nesta fase da doença é mais comum a paciente apresentar sintomas severos e infertilidade.
Adenomiose – ainda pouco conhecida e com sintomas semelhantes à endometriose, trata-se de uma migração da camada que reveste a parte interna do útero, chamada de tecido endometrial, para a parede uterina (miométrio), causando inchaço, cistos, aumento do tamanho do útero e dor.
A cirurgia é indicada para casos graves de doenças ginecológicas, como é o caso de câncer, endometriose, adenomiose e miomas, por exemplo. A plataforma robótica pode ser utilizada nesses casos e é orientada principalmente para quadros considerados complexos, trazendo ao paciente benefícios como maior preservação anatômica da área a ser operada e recuperação precoce.
A tecnologia de visão ampliada e em 3D, com movimentos de até 360º, que a própria mão humana não é capaz de realizar, aumentam a precisão e a segurança da cirurgia.
Se você precisa de atendimento oncológico ginecológico, agende a sua consulta:
📲 (41) 99929-5397 ou WhatsApp: https://bit.ly/3wK74I0
📍 Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) – Batel
REITAN RIBEIRO
CRM – 22779